A história da proposta do

Parque de Belém

 
 
 

Nelson Chaves
Há quase trinta anos, mais especificamente em 1989, o engenheiro, administrador, professor e então vereador Nelson Chaves, pensou que Belém poderia ganhar um Parque Urbano, onde hoje funciona o Aeroclube da cidade. A sugestão do idealizador é de que o parque seja denominado simplesmente como “Parque de Belém”, haja vista que a grande homenageada, neste caso, será a própria cidade. 

A capital do Pará já em grande expansão, perdia progressivamente significativas áreas arborizadas, para dar lugar a edificações e o que se via era a diminuição acelerada de área verde e o crescimento das construções em concreto armado . 

A necessidade de um local em que a população da região metropolitana de Belém tivesse a oportunidade de estar em contato com o verde na área urbana, em atividades de lazer, fez, à época, que o vereador pensasse num parque urbano metropolitano. 

Com a crescente urbanização, o aeroclube ficou praticamente no coração da cidade, representando riscos tanto para a população quanto para os vôos que já são limitados, na medida em que não opera no período noturno.

Um parque urbano em Belém, além de abrigar atividades esportivas e recreativas e possibilitar que a população em geral tenha um lugar para se confraternizar e para seu lazer, permitirá a recuperação ambiental da área com o replantio de mudas da flora amazônica, ampliando a cobertura vegetal da região central, além de melhorar o conforto térmico da cidade.

Os Parques promovem de forma significativa a inserção social, valorizam as áreas onde estão inseridos, preservam o meio ambiente e melhoram as condições de vida da população. São grandes exemplos, o Parque do Ibirapuera e Villa Lobos em São Paulo, o Central Park em Nova Iorque e o Hyde Park em Londres.

Com o passar dos anos, a ideia ganhou força e o respaldo de diversas entidades, como a OAB, SINDUSCON, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, CÂMARA MUNICIPAL, UFPA entre outros. Recentemente, por meio de expediente, o Governador do Estado Simão Jatene encampando a proposta, solicitou ao comandante do 1º Comando Aéreo Regional, Major Brigadeiro Carlos Minelli de Sá, a doação da área ao Estado do Pará, que mede aproximadamente 60 hectares.


Vista aérea do Aero Clube do Pará

 

 

 

Convide um amigo para conhecer a proposta:
Compartilhe a proposta do Parque de Belém

© 2017 Todos os direitos reservados para Parque de Belém - Produzido por Jungle